Junho, mês da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

 Durante o mês de Junho, somos convidados pela igreja a contemplar e experimentar o infinito amor de Deus por nós a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. esta devoção já existia na idade média,como festa litúrgica, surge em 1675, após as aparições do Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque.


O Apostolado da Oração (AO), um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção.


Há exatos cento e cinquenta e um anos, na Igreja do Bom Jesus, em Itu, o padre Bartolomeu Taddei fundou um grupo do Apostolado da Oração, que foi o ponto de partida para seu gigantesco trabalho apostólico.

Em São José de Ribamar, o Apostolado da Oração foi fundado pelo Padre José Maria Ferreira que na época era secretário do então Arcebispo. em 15 de Janeiro de 1932, realizou-se a primeira reunião e teve como primeira coordenadora a senhora Maria Vitória Azevedo, contando com 15 zeladoras e 150 associadas, tendo como principal objetivo evangelizar os lares ribamarenses. Durante a Pandemia da covid-19 o trabalho de evangelização não parou e passou a ter seu principal objetivo a evangelização de cada lar, tendo a oração do terço da misericórdia pela cura do mundo, com a reflexão das leituras bíblicas, e cruzadas missionárias.


O Apostolado da Oração no Santuário São José de Ribamar teve como coordenadoras as seguintes zeladoras, In Memorian : Maria Ribamar, Maria Regina, Maria Madalena Ribeiro, Neusa Sá, Maria Vitória Azevedo. Coordenadoras em vida, Graça Nunes, Zuleide Noeme, e atualmente sendo a coordenadora Rosineide Noeme. O Apostolado da Oração no Santuário São José de Ribamar possui 90 anos de atuação e evangelização dentro do Município, tendo também em funcionamento a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo como Pároco, o Padre Eudo Costa.