Tríduo da Sagrada Família 2019


A Sagrada Família de Nazaré, Imagem da comunhão divina. 



No domingo dentro da oitava de Natal ou no dia 30 de dezembro, celebramos a festa da sagrada família de Nazaré. No nosso Santuário de são José de Ribamar, essa festa é preparada a partir de um tríduo celebrativo. E por que nós cristãos celebramos a sagrada família?



Deus é comunhão de amor, é a família do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando foi criar o ser humano, Ele disse: "façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança" (cf. Gn 1,26). A família humana tem, portanto, a sua origem no próprio Deus, e nós a vemos enlevada na festa do Natal.



Ao decidir salvar-nos do pecado e da morte, nos quais fomos mergulhados pela queda de nossos primeiros pais, Adão e Eva, Deus escolheu entrar na nossa história através da família de Nazaré: Jesus, Maria e José. A partir dessa família, semente fértil e primícias do povo novo, Deus começa a recriar-nos à sua semelhança, à imagem da sua comunhão.



No lar de Nazaré, no seio de um casal, na fragilidade de um bebê, o Deus trino desceu até nós, fundando naquela casa o seu primeiro santuário na terra. A família de Nazaré é, portanto, o protótipo daquilo que deve acontecer em nossas casas durante este Natal e ao longo de nossas vidas: as nossas famílias são convidadas a ser o santuário do Deus menino, o santuário de Deus na terra.


Feliz Natal! Viva a sagrada família de Nazaré! Viva as nossas famílias! 
Padre Cláudio Roberto Santos Cruz 
Reitor do santuário