Santuário realiza X Retiro e XX Assembleia de Pastoral



Como ocorre todos os anos, os diversos coordenadores de grupos, movimentos, pastorais, ministérios, serviços e comunidades, reuniram-se com os padres e diáconos solidários para um fim de semana de oração, partilha, planejamento e convivência fraterna. 

O Retiro - Assembleia é realizado no Centro Franciscano de Animação Missionária - Cefram, na cidade de Bacabal - MA, este ano de 31 de janeiro a 02 de fevereiro . O tema proposto para 2020 foi "missão da Igreja", em consonância com o Ano Missionário Arquidiocesano. Como livro de estudo foi adotado o documento da CNBB "Sou Católico: vivo minha fé", de recomendação da Comissão Arquidiocesana para o Ano Missionário 2020, e, em especial, dos bispos. 

Reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, explica que como todos os anos os presentes assumiram compromissos com a vida pastoral do Santuário.

"Na realização desta edição, nós, párocos solidários, diáconos e leigos assumimos os seguintes compromissos:

1- Santas Missões;

2- Preparação das festas do Padroeiro do MA (março: 10-19; maio: 28/04 a 01/05; setembro: 01 a 27; dezembro: 27)

3- Formação dos leigos - escola da fé: estudo do livro "Sou católico: vivo a minha fé"; estudo do documento 109 da CNBB; estudo do Diretório de pastoral da arquidiocese; estudo do santo Evangelho".

Cerca de 40 delagados paroquiais participaram da edição deste ano do evento. Entre as principais demandas da Assembleia estão o calendário pastoral e planejamento das festas do Padroeiro, a primeira delas já em março.

"Enquanto jovem, minha participação no retiro-assembleia serviu para lembrar a mim, e aos participantes, que Igreja e juventude precisam sempre trabalhar lado a lado na missão de anunciar a Boa-Nova que todos nós, aliás, como pastoral da Comunicação, temos o compromisso; é por isso devemos levar também a Palavra de Deus através dos meios de comunicação do nosso Santuário, declarou Gustavo Diniz, que esteve como delegado no retiro-assembleia. 

Veja mais fotos.