Santuário de Ribamar promove capacitação para comunicadores católicos


Visando disseminar novas técnicas de comunicação e proporcionar o intercâmbio de ideias, o Santuário Arquidiocesano de São José de Ribamar, em parceira com a Fundação Dom José Medeiros Delgado (Fundel) e a Rádio Educadora do Maranhão (560 AM), realizou o I Workshop de Comunicação Integrada, de 14 a 22 de outubro, no auditório da emissora católica. 

A iniciativa foi direcionada a funcionários, estagiários, locatários, parceiros e colaboradores da Rádio Educadora e contou com o apoio da Arquidiocese de São Luís e do Instituto de Ensinos Superiores do Maranhão – Faculdade Católica (Iesma). A programação foi composta por debates, treinamentos e palestras ministradas por especialistas, mestres, doutores e comunicadores de referência na impressa maranhense.


Comunicação e Igreja


Durante a tarde da segunda-feira (14), a abertura do evento foi feita pelo reitor do Santuário de Ribamar e diretor da Rádio Educadora, padre Cláudio Roberto, e pelo vice-reitor do Santuário de Ribamar e diretor de programação da Rádio Educadora, padre Gutemberg Feitosa, que deram as boas vindas aos participantes. Logo após, foi ministrada a palestra com o tema “Comunicação, Igreja e Comunidade” pelo comunicador social do Jornal do Maranhão, Paulo Victor Silva.

Falar bem

"Falar bem para ser ouvido" foi o tema abordado pelo coordenador de Produção da Rádio Educadora do Maranhão, Juraci Filho, no segundo dia do Workshop Comunicação Integrada, na terça-feira (15).

Na ocasião, o jornalista e radialista falou sobre a importância da produção, criatividade e compromisso do profissional no fazer comunicação em rádio. Além disso, o palestrante fez colocações sobre as técnicas de impostação e aquecimento de voz.

Migração do rádio AM para FM

A migração da rádio AM para a FM foi o tema da palestra do engenheiro elétrico Dr. Fernando César, no terceiro dia do Workshop de Comunicação Integrada, que ocorreu na quarta-feira (16).

A importância da Língua Portuguesa

Na quinta-feira (17), o quarto de dia de formação foi marcado pela edificante discussão sobre a Língua Portuguesa no fazer comunicação, que foi conduzida pelo professor doutor em Linguística Haroldo Bandeira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Com o tema "O uso da dêixis na comunicação: construindo identidades e perspectivas", o palestrante expôs sobre a importância do uso dos pronomes para a produção de textos de qualidade.

Cuidados com a voz

No quinto dia do Workshop de Comunicação Integrada a pauta foi o cuidado com a voz. A palestra “Jornalista, é dia de falar sobre a sua voz” foi realizada pela Drª. Karina Braga, que aproveitou o momento para dar dicas e iniciar os comunicadores às práticas de aquecimento e desaquecimento vocal.

Mídias Digitais

Na semana seguinte, dando continuidade ao evento, a segunda-feira (21) foi dia de falar sobre o surgimento e funcionalidades das Mídias Digitais e Redes Sociais. Quem, mais uma vez, levou seus conhecimentos aos participantes foi o Dr. Fernando César, na qualidade de especialista em Mídia Digital.

Postura no trabalho

Encerrando os trabalhos do I Workshop de Comunicação Integrada, na terça-feira (22), a doutora em Fisioterapia e professora da Universidade Ceuma e Faculdade Santa Terezinha (Cest), Adriana Rêgo, ministrou a palestra “A importância da postura no ambiente de trabalho”. Além da explanação sobre a maneira de posicionar o corpo durante as atividades laborais, a profissional apresentou técnicas para a melhora do alinhamento postural.