Santuário Arquidiocesano do Padroeiro do Maranhão Promove 24ª Encontro de Casais com Cristo


Realizado nos dias 11, 12 e 13 de Outubro a 24ª edição do Encontro de Casais com Cristo da Paroquia e Santuário de São José de Ribamar, sendo vivenciado por 30 casais, com o Tema: “Sede Misericordiosos como vosso Pai” sendo incorporada a edição o lema da campanha da fraternidade deste ano lembrando sempre que a igreja Católica trabalha em unidade, Lema: “Sereis Libertados pelo direito e pela Justiça”

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias seu objetivo maior é conduzir os casais a se encontrar com Cristo, para que eles, a partir desse encontro, possam construir ou reconstruir a sua família à luz da comunhão trinitária de Deus: comunhão de amor.

Idealizado pelo Padre Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal a Pastoral Familiar, Pastoral da saúde e Pastoral carcerária e teve inicio em, 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia em São Paulo e estando presente em 223 arquidioceses e 16 regionais, contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como Igrejas domésticas, formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o Futuro da Humanidade Passa pela Família.

Durante três dias os casais foram estimulados através de momentos de aprofundamento com a palavra de Deus, oração e reflexão a despertar para que vivam seu matrimonio de uma maneira cristã a partir dos valores humanos e cristãos, viver as graças do sacramento do matrimônio e a espiritualidade conjugal, familiar e apostólica, conduzindo-os a atuar em diversos setores da igreja sendo motivados ao engajamento paroquial.

Em um trecho de sua carta aos Casais participantes o reitor do Santuário Padre Claudio Roberto reforça que o tema escolhido traz a mensagem do evangelho e nos diz que : “O tema que escolhemos: "sede misericordiosos, como o vosso Pai" (cf. Lc 6,36), faz referência à perseverante bondade e misericórdia de Deus. Este tema quer também lembrar que somos falhos e pecadores, não somos perfeitos. Por isso, para permanecermos unidos e na presença de Deus, temos que exercer o perdão para conosco mesmos e para com os nossos irmãos e irmãs e finalizou dizendo que os casais saibam se amar e perdoar e que, depois de cada falha, de cada tropeço, saibam reconstruir a sua comunhão familiar. Que o nosso Deus, que sempre perdoa, nos dê forças para amar e perdoar”.

O encontro foi encerrado no domingo dia 13 com a Santa Missa sendo presidida pelo diretor espiritual e contou com a participação do Diácono permanente Raimundo Ramos durante os três dias do evento.