Grande Romaria "Caminho de São José de Ribamar"


O sábado 22 foi marcado pela grande romaria "Caminho de São José de Ribamar", que parte da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, em direção ao Santuário Arquidiocesano.

No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Nesta oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar”.

 A programação começou às 6h com a missa de envio da imagem peregrina do Padroeiro do Maranhão à igreja da Cohab; a carreata partiu às 7h para missa de acolhida na igreja da Cohab às 9h. Durante todo o dia fiéis visitaram a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para venerar o castíssimo esposo da Virgem Maria, São José de Ribamar. Às 19h santa missa de envio da Grande Romaria foi celebrada pelos párocos solidários com presença massiva dos romeiros do Padroeiro. A romaria percorre  toda a estrada São José de Ribamar - MA 201.

A romaria Cohab-Santuário ganha o nome de "Caminho de São José de Ribamar" porque durante a caminhada, conduzidos pelos párocos, os romeiros refletem sobre a vida de São José à luz das escrituras, como, de igual modo, acontece nas estações do conjunto de esculturas presente na praça do Santuário originalmente chamada de "Caminho de São José de Ribamar". Ainda, pode ser chamada de "Grande Romaria" por ser considerada a principal dentre as outras que ocorrem durante a novena.