Novenário do Padroeiro do Maranhão

As festividades em honra ao padroeiro do Estado começaram dia 10

Por Matheus Coimbra, produtor da rádio Educadora

No mês de março, já é tradição entre os maranhenses o costume de realizar peregrinações até a cidade de São José de Ribamar, a fim de celebrar a festa do patrono universal da Igreja Católica, São José.


Neste ano, o Santuário do Padroeiro do Maranhão preparou uma vasta programação para o novenário, cujo tema, “São José, guardião da vida e da criação”, também se inspira na Campanha da Fraternidade 2017.
“O tema nos estimula a refletir sobre a importância da proteção de nosso planeta. É também oportunidade para nos inspirar e pedir a São José de Ribamar, que soube cuidar com carinho e dedicação da família de Nazaré e de nossa Igreja, que nos ajude a ter esse mesmo cuidado com nossos biomas, dons de Deus para todos nós”, explica o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto.

O Novenário de São José de Ribamar acontece de 10 a 19 de março e sua programação conta com missas, procissões, novenas, louvor e shows católicos. Segundo o padre Cláudio Roberto, a festa é um grande momento de evangelização, pois reúne pessoas de diversos estados brasileiros. “É também um momento para refazer as forças, fazer pedidos, pagar promessas, pedir perdão, enfim, para nos encontrar com Deus, através de nosso padroeiro”.

Para os devotos, o novenário de Março ressalta a importância de peregrinar e agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas através de São José de Ribamar, como destaca Edilene Furtado, romeira de Pindaré-Mirim. “Eu já consegui a minha casa e várias outras graças pela intercessão de São José e sempre venho ao Santuário pagar as promessas. Hoje, peço que eu seja feliz com meu marido dentro da casa nova.”

No dia de São José (19), romeiros e devotos poderão peregrinar até a cidade-santuário e participar de missas o dia inteiro. Às 16h, a procissão de encerramento sairá do Santuário e percorrerá ruas do município, encerrando com a Santa Missa na concha acústica.