Celebrações de fim e início de ano atraem multidões ao Santuário

Missa do dia 31 de dezembro de 2016

As celebrações de fim e início de ano no Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, na cidade balneária consagrada ao Padroeiro, município da Região Metropolitana, atraiu multidões para as celebrações do final de semana que marcou a virada de ano. Dia 31 de dezembro, sábado, encerrou o mês, a semana, e, claro, o ano de 2016. Assim sendo, o primeiro dia de janeiro, primeiro do ano, foi também o primeiro da semana, domingo.

Celebrações agendadas para às 17h e 19h arrecadaram dezenas de fiéis que participaram das santas missas, sobretudo a das 19h, presidida pelo reitor, padre Cláudio Roberto, que marcou o encerramento da vida pastoral 2016 no Santuário.  No domingo, dia primeiro de janeiro de 2017, desde as 06h o Santuário recebia fiéis do Padroeiro que chegavam ao Santuário para consagrar o novo ano a Deus e pedir as bênçãos do santo protetor dos maranhenses. Vindos de todos os cantos do Estado, durante todas as missas - às 06h, 08h30, 11h, 17h e 18h30 - os maranhenses ocuparam o Altar de Milagres dirigindo suas preces ao Padroeiro do Maranhão. Outra importante programação a ser citada neste início de ano no Santuário, é a celebração de queimação das palhinhas.

Ritual de Queimação de Palhinhas
Queimação de Palhinhas - No dia seis de janeiro, Dia de Reis, como popularmente é chamada a data, dia que a Igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor, o Santuário manteve a tradição de queimar as palhinhas do presépio junto aos devotos do Padroeiro, que religiosamente comparecem na data para o evento. Padre Eudo Ferreira, pároco solidário, presidiu o ato que contou com os padrinhos do presépio, com a apresentação do reisado entre outras manifestações. A queimação de palhinhas é preparada pelas pastorais do Santuário e acontece sempre no dia seis de janeiro, dentro do calendários das celebrações de início de ano, às 19h, como o antigo costume local.

Reisado em São José de Ribamar