Santuário realiza Grande Romaria e prossegue com calendário de caminhadas do Grande Festejo 2016

Saída da igreja da Cohab
A esperada Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar 2016, em mais uma edição, logrou positiva avaliação dos devotos do Padroeiro do Maranhão que se reuniram em centenas de caravanas para caminhar com São José de Ribamar de volta ao Santuário da misericórdia; ladeado por milhares de romeiros fervorosos o Padroeiro chegou a Concha Acústica pela madrugada do domingo. 
 As 19h do sábado, 10, como
Teatro organizado por devotos
programado pelos párocos solidários, responsáveis junto ao conselho do Santuário pela programação, iniciou a santa missa de envio no largo da igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab. A romaria seguiu em direção ao Santuário, e como de costume, no percusso, orações e reflexões foram dirigidas durante as paradas nas estações da vida do Padroeiro e onde, também, acontecem encenações preparadas pelas pastorais e pelos devotos e suas famílias . 
 Enquanto milhares de romeiros seguiam pela MA 201, outras centenas já aguardavam pela chegada da romaria e participavam das missas no Santuário que iniciaram desde as 22h.  
  Sob a luz da lua cheia, após percorrer
Chegada da romaria a Concha Acústica
a conhecida estrada de Ribamar, os romeiros chegaram as 04h na Concha Acústica onde participaram esbanjando grande disposição da santa missa de acolhida presidida pela reitor padre Cláudio Roberto, e concelebrada pelo vice reitor padre Gutemberg Feitosa.  No alvorecer do domingo, era grande o número de romeiros ao longo da estrada que se destinavam de volta aos seus lares enquanto outras centenas chegavam para participar da programação do domingo (11), ressaltando a ordenação diaconal prevista para a noite daquele dia. A matéria em vídeo pode ser assistida na Web TV Santuário ou ainda àqueles que desejarem rever os melhores momentos podem conferir as fotos no Álbum Online Santuário.

Romaria das Crianças - A romaria
Padre Cláudio prepara crianças para caminhar

realizada na tarde do domingo (11), partiu da comunidade São Benedito em direção ao Santuário. O reitor, padre Cláudio Roberto, conduziu a caminhada das crianças auxiliado pelo ministério da catequese e a banda Toque de Deus. Os párocos solidários, padre Eudo Ferreira e padre Irailson
Crianças durante a romaria
Barbosa, também participaram das atividades que já conquistaram os fiéis do Padroeiro, que esperam a passagem da crianças pelas ruas ribamarenses, com grande afeto. 

Romarias Marítima e da Juventude -
As romarias acontecem neste sábado (17) como parte da programação prevista para o encerramento da novena. Pela manhã, as 07h, os fiéis amanhecem com o santo Padroeiro aguardando para seguirem em caminhada para o Porto do Vieira, de onde partem as embarcações dos promesseiros; a romaria percorre toda a baía e retorna ao Porto do Barbosa de onde retornam caminhando para o Santuário para a bênção de encerramento. 
Como explica padre Gutemberg Feitosa, a romaria é uma das formas, dentro do festejo, de "louvar e reverenciar nosso Deus, fazendo memória primeiro a chegada de São José que, conforme a lenda, chegou a cidade de Ribamar trazido pelo navegador português e, por segundo, reverenciar a fé das pessoas que aqui em nosso município e de tantos outros lugares, tiram o sustento de sua vida pelo mar e são pessoas de fé". A romaria é uma programação tradicional do festejo e leva inúmeras embarcações a participar do evento. 
A Romaria da Juventude acontece na
tarde deste mesmo sábado (17), e, não por menos, é conhecida pela grande animação com a qual é conduzida pela juventude do Santuário. A proposta
desta caminhada surgiu do imenso desejo dos jovens, de caminhar com São José de Ribamar e animar outros jovens ribamarenses a se integrarem na vida pastoral do Santuário. Coordenado pelo Setor Juventude do Santuário e orientado pelos párocos solidários, a programação inicia as 17h na comunidade São Benedito, São Benedito-SJR, animada pelas bandas jovens do Santuário. Após a grande caminhada a programação do dia ainda reserva as 19h missa da novena na Concha Acústica e show de encerramento da programação jovem, que este ano traz por convidada a banda Abençoados, da cidade de Teresina-PI.