As bênçãos do Padroeiro do Maranhão

Romeiro na Casa das Velas
Durante todo o ano, o Santuário São José de Ribamar recebe fiéis de todos os cantos do estado do Maranhão para celebrar, pedir ou agradecer bênçãos e graças alcançadas por intercessão do Padroeiro do Maranhão. Este ato de fé costuma se multiplicar durante os dez dias da tradicional festa em homenagem ao santo, celebrada no mês de setembro. “É o meu santo de coração”, conta José Luís, romeiro de Pindaré-Mirim.
Basta olhar ao redor e perceber a
Romeira deixa voto diante de São José
grande devoção creditada a São José de Ribamar, como Raimundo Santana, de Miranda do Norte. “Eu tinha um problema de gastrite nervosa que acabava meus pulmões, meu cérebro e meus nervos. Eu pedi o apoio de São José e estou muito satisfeito, venho aqui agradecer ao meu santo que me curou e quero que ele me ajude e me dê forças para que eu trabalhe cada vez mais”, revela, emocionado.
Na multidão, ainda há quem deseja receber bênçãos pela intercessão de São José de Ribamar e, por isso, não perde a esperança e nem se cansa de visitá-lo. “O médico diz que eu tenho um problema de próstata, mas eu tenho fé que São José vai me ajudar e é por isso que eu não me canso de vir até aqui”, afirma o devoto Raimundo Sousa, de São Luís.
                Tem também os romeiros
Pagamento de promessa 
que estimulam outros romeiros para acompanhar a grande festa. Maria Luíza revela que traz excursões da cidade de Pindaré-Mirim, desde 1979, e tudo por conta de várias graças alcançadas, como sua saúde e de seus familiares. “Esta festa aqui me dá arrepios. É muita fé e graças alcançadas por intercessão de São José de Ribamar e eu sou feliz por estar aqui”.