São José de Ribamar coroa Nossa Senhora



As últimas horas do mês de maio foram marcantes para os devotos do padroeiro do Maranhão. Diversos grupos, movimentos e pastorais reuniram-se no Santuário Arquidiocesano para rezar o terço, participar da missa da Solenidade da Visitação de Nossa Senhora e celebrar a coroação de Maria, conduzida por paroquianos e pelo vice-reitor,
padre Gutemberg Feitosa. Seguindo a tradição do Santuário, uma programação especial foi pensada para a noite, dando destaque para a esperada entrada dos anjos e da coroa. "Maria trouxe a vida, a paz e a salvação e nós temos a missão de repetir os gestos dela", disse o sacerdote, que também pediu oração às mulheres vítimas de violência em todo o mundo.

Imagem coroada - a imagem coroada a 31 de maio todos anos no Santuário, é a imagem de Nossa Senhora das Graças. A imagem permanece durante todo o ano ao lado da imagem de São José de Ribamar no altar de promessas do Santuário, local onde os devotos depositam seus votos ao Padroeiro do Maranhão. Esta é a mesma imagem que costumava sair nas procissões de Ribamar, hoje  o Santuário reserva a ela o último dia do mês de maio, a solene noite da coroação de Nossa Senhora. A devoção a Maria é bastante difundida na cidade de Ribamar, tendo em vista a forte presença da Legião de Maria no local, e, também, pelo fato da imagem de São José de Ribamar ser uma retratação da Sagrada Família, prestando igual veneração a Nossa Senhora,  a fidelíssima esposa de José, a amorosa mãe de Jesus.  A escolhida de Deus.