Festa da misericórdia é celebrada na Porta Santa de Ribamar


Bênção aos zeladores do Sagrado Coração de Jesus

O Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar celebrou na primeira sexta-feira de junho, 03, dedicada ao sagrado coração de jesus, a festa da divina misericórdia preparada pelo apostolado da oração do sagrado coração de jesus
do santuário. Missa solene, procissão, bênção e votos foram feitos na noite. O santuário são José de Ribamar, é Porta Santa, local de peregrinação jubilar durante o Ano Santo da misericórdia.

Origem da devoção* - A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de deus por você. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
A devoção ao sagrado coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em jesus durante a última ceia (cf. jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de jesus com uma lança (cf. jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:

"eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…
eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do santíssimo sacramento (corpo de deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.

E prometo-te que o meu coração se dilatará para derramar com abundância as influências de seu divino amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada."

O papa João Paulo II sempre cultivou esta devoção, e a incentivava a todos que desejassem crescer na amizade com Jesus.

(...)

Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Maria Alacoque

1.      Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado. 
2.      Eu darei paz às suas famílias.
3.      Eu as consolarei em todas as suas aflições.
4.      Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte. 
5.      Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.
6.       Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia. 
7.      As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. 

8.      As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição. 
9.      Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração. 

*pt.aleteia.org