Romaria dos Coroinhas

Segundo o santo São João Paulo II, em 2004, em  tradicional carta enviada aos sacerdotes do mundo na Quinta-feira Santa, os coroinhas devem ganhar um olhar especial da Igreja, sobretudo, em razão da vocação que carregam, por isso pediu: "Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais". E fomenta ações que fortaleçam a formação e a espiritualidade destes. Ele sustenta que "todas as iniciativas para os acólitos, organizadas a nível diocesano e por zonas pastorais, devem ser promovidas e estimuladas, tendo sempre em conta as diversas faixas etárias".
O Santuário São José de Ribamar e a Arquidiocese de São Luís em comunhão com a Articulação Arquidiocesana dos Coroinhas promovem, então, uma romaria. Com o tema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5,7), a Romaria dos Coroinhas é uma proposta de aproximação dos grupos de coroinhas da Arquidiocese, a partir da proposta de reflexão deste Jubileu convocado no último 08 de dezembro pelo papa. Servirá também de prévia para o novenário do padroeiro do Maranhão que acontece de 10 a 19 de março. A romaria sairá da Praça Verde - Estrada de Ribamar - no dia 12 de março, com concentração a partir das 15h na praça.
O Santo João Paulo II reforça que os coroinhas são na comunidade testemunho autêntico de fé aos colegas, e por isso devem ser acompanhados de perto pelos sacerdotes e receber da Igreja propostas que fortaleçam sua espiritualidade e solidifiquem seu conhecimento: "quando crianças e adolescentes realizam o serviço do altar com alegria e entusiasmo, oferecem aos da sua idade um testemunho eloquente da importância e da beleza da Eucaristia", declarou. 
Estimule seu grupo e venha participar deste importante evento em nosso Santuário Arquidiocesano.