Ano da Misericórdia: ano da Caridade.


O Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar tem vivido intensamente o Ano da Misericórdia, desde a abertura da Porta Santa, em dezembro de 2015 pelo arcebispo dom José Belisário. As pastorais estão unidas e conscientes que devem viver ardentemente este ano Santo. Não apenas este, mas fazendo deste o início de um novo momento na vida missionária do Santuário, como recorda padre Cláudio Roberto, reitor. As
pastorais são convidadas a exercitarem a misericórdia, sobretudo, pela prática da Caridade, na busca dos pobres e excluídos. Com apoio e incentivo dos párocos solidários, o Conselho Paroquial de Pastoral se reuniu em 31 de dezembro de 2015, último dia do ano, para distribuir cestas básicas a famílias carentes dos bairros da Campina e São Beneditos, regiões pertencentes a área pastoral do Santuário. Os párocos sempre recordam as pastorais que a Caridade é o amor, Deus é amor, Deus é misericórdia. “Sede misericordiosos com vosso Pai é misericordioso”.
Portanto, viver a Caridade, é um exercício de amor para com o próximo e legitimamente um ato de misericórdia.  As pastorais realizam constantemente atos de solidariedade, buscando fazer do Santuário uma “Igreja em saída”, buscando está, como Igreja, ao lado dos pobres e excluídos.  Bairro do Mutirão, Lixão do Timbuba, são locais que também costumam receber visitas das pastorais ao longo do ano.