Santuário celebra Jubileu e como Porta Santa se reafirma como lugar de peregrinação


O Santuário Arquidiocesano que já recebe frequentemente centenas de fiéis, passará a receber número muito maior, por ser, para este Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Porta Santa, lugar de peregrinação de  fiéis católicos durante o Ano Santo.
No último domingo (20), na santa missa das 08h30min, dom José Belisário, arcebispo metropolitano, em celebração propícia à abertura da Porta Santa inaugurou o Ano Santo no Santuário São José de Ribamar, a Casa do Padroeiro do Maranhão. Com a comunidade reunida na porta da igreja, iniciou-se a celebração presidida pelo arcebispo. Após a abertura, dom José Belisário, padres Cláudio Roberto, Gutemberg Feitosa e Irailson Dias, párocos solidários, diácono permanente Pedro Filho e padres convidados, Frei Hilton e Roney Carvalho, deram continuidade a manhã com a santa missa do quarto domingo do advento. Não só os presbíteros e diácono passaram pela Porta, mas todo o povo de Deus presente na manhã do domingo no Santuário. 

Dom José Belisário em sua homilia enfatizou a importância de bem celebrar o Ano Santo, vivendo o sacramento da reconciliação e buscando a face misericordiosa de Deus. Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, ao fim da missa, explicou os ícones preparados para o Ano Santo, e importância de compreender cada um, pois, cada ícone traduz uma virtude necessária para melhor viver este Ano, bem como, ser um cristão autêntico. 
Dom Belisário explicou que as Portas Santas marcam lugares de peregrinação neste Jubileu, onde os cristãos podem ir para vivenciar de forma intensa os sacramentos da Santa Igreja, como a Reconciliação, e, são também, sedes para os eventos específicos do Jubileu na Arquidiocese, como formações, celebrações penitenciais, retiros etc. Padre Cláudio recuperou a fala do bispo afirmando que o Santuário está pronto para acolher aos peregrinos e fazê-los mergulhar na espiritualidade proposta para este Jubileu.