Intensa participação de devotos marca Festejo de São José de Ribamar

Programação enfatiza lado devocional da festa


Promovido pelo Santuário de São José de Ribamar, o festejo em homenagem ao santo iniciou no dia 28 de agosto e estendeu-se até o dia 6 de setembro. Na programação, mais de 50 missas foram celebradas e seis romarias movimentaram a região metropolitana de São Luís.
Desde a abertura, os devotos marcaram presença na festa. 
“A programação de abertura foi linda. Iniciamos às 4h da manhã, percorrendo várias  ruas da cidade com música, animação e com uma bela procissão de abertura”, conta o vice-reitor, Padre Gutemberg Feitosa.


Na segunda noite (29), a grande romaria “Caminho de São José” agitou toda a extensão da MA-201, conhecida como estrada de Ribamar. Nessa romaria, fieis aproveitam para pagar suas promessas ao santo e ficar na cidade para aproveitar os demais dias de festa.  No domingo (30), os romeiros mirins são os donos da festa, caminhando nas ruas da cidade em direção ao Santuário. “Em nossas romarias, é visível que muitas pessoas caminham agradecendo e fazendo pedidos. Isto é a prova de que Deus tem agido e São José de Ribamar intercedendo”, afirma o reitor, padre Cláudio Roberto.
Seguindo a programação, a romaria marítima e da juventude embelezaram o fim de semana seguinte. Na primeira, entre os devotos, pescadores e turistas foram os destacáveis e os jovens protagonizaram a última noite da novena.
Ao final, milhares de romeiros  tomaram as ruas de São José de Ribamar, formando a grande procissão de encerramento da festa do padroeiro do Maranhão. “É uma profissão de fé, porque muita gente pede sua graça e alcança por intercessão de São José. E eu estou aqui todos os anos, acompanhando o festejo, junto com minha família”, conta a devota Liduína Vasconcelos.

Em todas as missas, romeiros e devotos lotaram a igreja matriz e o “Caminho de São José”. Na missa de encerramento, celebrada pelo bispo auxiliar de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto. “O festejo de São José de Ribamar é um grande momento de fé para os maranhenses, que se sentem cada vez mais bem acolhidos neste Santuário”, disse.