Paróquia celebra septuagésimo terceiro aniversário de sua criação


A Paróquia São José de Ribamar comemora 73 anos de sua criação.  Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, dom Motta, arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão, decretou a elevação do Curato (localidade) de São José de Ribamar  á categoria de paróquia amovível com mesmo Orago (padroeiro) e a mesma matriz em 29 de abril de 1942. Desde
então, a paróquia que por anos esteve sob a administração dos padres lazaristas, Holandeses, e mais tarde entregue a administração dos padres diocesanos, desenvolve o plano de missão da arquidiocese de São Luís.
Desde 2009 a paróquia ribamarense está sob a administração dos párocos solidários. A equipe composta por três padres cuida da administração de toda a área paroquial compreendendo as comunidades: Nossa Senhora das Graças, Santa Maria, São Francisco, São Benedito e, claro, a matriz São José de Ribamar.  Em nove de setembro de 2011, por decreto do  atual arcebispo metropolitano   dom José  Belisário da Silva, dom Belisário, a paróquia é elevada a qualidade de Santuário Arquidiocesano   de mesmo Orago e sede. Sendo que dois dos párocos desenvolvem a reitoria deste, um como reitor e outro como vice-reitor. 
A paróquia São José de Ribamar trabalha com o sistema de pastoral, metodologia de evangelização criada pela Igreja Católica, para assistir seus fiéis nos mais diferentes carismas e linhas de evangelização. Os párocos trabalham juntos aos leigos sobretudo pela ação dos conselhos da matriz e da paróquia. Prestam atendimento ao paroquianos e administram os sacramentos.
A santa missa solene de comemoração do septuagésimo terceiro aniversário será dia 29 de abril as 19h00min na igreja matriz São José de Ribamar. Uma grande celebração  está sendo preparada para comemorar com os paroquianos mais de meio século de evangelização como paróquia.