Tema e lema para festejo em março são definidos no Santuário

A Paróquia e Santuário São José de Ribamar se prepara para o primeiro festejo de 2015. Em março, os devotos do padroeiro universal da Igreja o celebram seguindo o calendário litúrgico cristão. Este ano, aliado as festividades do santo, será celebrado com os fiéis  o aniversário de cem anos de construção do templo. Os devotos de São José terão motivo a mais para render graças a Deus; primeiro, o Santuário retoma o padroado de São José de Ribamar como grande expoente de celebração da festa, para mais, este ano celebra também o aniversário do templo. Na reunião do conselho paroquial no último domingo, 18, foram escolhidos tema e lema apresentados ao conselho da matriz nesta terça-feira, 20. "São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão: 100 anos de evangelização"; foi o tema escolhido. Como lema: "Igreja semente do Reino de Deus na Sociedade". Como dito, o tema retoma a proposta do ano anterior e ressalta o aniversário da construção; o lema faz alusão ao atual tema da Campanha da Fraternidade," Eu vim para servir", recupera proposta do documento conciliar Gaudium et spes, documento de estudo ano 2015 para a igreja local e temática debatida na assembléia arquidiocesana, Igreja e Sociedade. 

Reforma da Igreja

Preparando a Casa para as festividades e, claro, em razão dos cem anos da construção, os párocos solidário iniciaram a reforma da igreja. O templo está sendo totalmente pintado, bem como sua estrutura física restaurada. A ideia é entregar aos fiéis devotos de São José seu templo de oração reformado antes das festividade de março.

Devoção a São José

São José de Ribamar é uma das mais antigas devoções do estado e a maior festa religiosa entre as maiores do Maranhão; são dois festejos e um tríduo ao longo do ano. Celebrações diárias,orações do terço, romarias, e, aos finais de semana, sobretudo no domingo, as missas, os batizados, as bençãos de carros, refletem a imensa devoção a São José de Ribamar.


Não raro, encontra-se devotos pagando promessas das mais diferentes formas por diferentes motivos. Percebe-se claramente a grande devoção  ao castíssimo esposo de Maria, o  justo, o pai adotivo do Senhor. É inegável seu padroado. É ele, São José de Ribamar, o padroeiro querido do Maranhão.