Santuário monta presépio 2014

"Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos."


O presépio é uma tradição da Igreja Católica durante a festa do   Natal ("do nascimento"). O Advento do Senhor é o período vivido  pelos católicos em preparação a chegada do Verbo divino, é tempo propício para refletir as ações, maturar a fé e avançar sobre os desafios humanos em reparação as falhas cometidas pelos homens; homens que Cristo convoca na noite de Natal a boa vontade. Sendo assim, o advento se encarrega de preparar os corações para viver a grande celebração do memorial do menino-Deus entre os homens, o Natal. 
Em paróquias não raro se encontra presépios ornando a igreja durante o tempo natalino. Na Paróquia e Santuário São José de Ribamar, o presépio já está pronto para a contemplação dos fiéis. 
A sra. Vânia Maciel, responsável por montar o presépio na paróquia, esclarece  sobre o evento que há mais de quinze anos, com um grupo de amigas, são responsáveis. "Uma amiga minha, hoje doente, trombose,  começou os trabalhos que mais tarde tive que assumir por sua enfermidade. Mas continuamos, eu e outras colegas com o compromisso". É de costume que entre os dias dezessete e dezoito do último mês do ano montem o espaço. Para ano que vem, ela pretende inovar preparando o presépio para o terceiro domingo do Advento, o domingo da alegria. Este ano seguiu o costume, e dia dezessete o presépio já estava pronto.
Segundo a sra. Vânia, por ser o espaço pequeno, não é possível fazer maiores investimentos  em cenário, peças, enfeites,mas, dentro do possível, acredita ela ser feito um ótimo trabalho. "Eu sou apaixonada pelo meu trabalho, faço com amor, dedicação".
Confessou que sempre antes dos trabalhos, recorre aos padres para pedir bençãos para que, junto a suas amigas, faça um belo trabalho para Deus. " É um compromisso que tenho, uma ato de gratidão", declarou.  


Presépio*

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semi-litúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio (do latim praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século XIX, e na França, não o fez até inícios do século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.




Fonte: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br*