PASCOM participa de Encontro Regional em Caxias

Durante o último fim de semana integrantes da Pastoral da Comunicação de todo o Maranhão estiveram no Centro de Treinamento Dom Luis Marelim, em Caxias, para  participar do II Encontro da PASCOM promovido pelo Regional  Nordeste 5. O evento que  iniciou na sexta feira, 24 de maio, teve a assessoria da comunicadora Cacilda Medeiros da Pascom de Natal e contou com a presença de representantes das Pastorais de 08 dioceses do Maranhão - Bacabal, Balsas, Brejo, Caxias, Coroatá, Grajaú, Imperatriz e  São Luís (o  regional NE 5 é composto por 12 dioceses).

Cacilda Medeiros, assessora do encontro

Cacilda Medeiros, D. Vilson, com coordenação do Regional (Ricardo, Eanes, Reginaldo, Marcus)

A formação  teve como tema "Identidade da Pastoral da Comunicação" e ofereceu oficinas como Jornal impresso, Radio jornalismo e Comunicação na Liturgia. A programação contou ainda  com duas celebrações, a primeira, presidida por  Dom Vilson Basso e concelebrada por pe. Domingos (diocese de Coroatá) na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios foi em Ação de Graças aos comunicadores, contando com a presença de várias emissoras da região. A segunda, Celebração de Envio dos Agentes pastorais, também foi  dirigida pelo bispo de Caxias, no próprio Centro de Treinamento durante a manhã do domingo, último dia de encontro.

Ação de Graças pelo Dia Mundial das Comunicações
D. Vilson em celebração de envio dos comunicadores

O Encontro é uma iniciativa do NE 5 e, tem como objetivo  formar novos agentes da Pascom e qualificar os já existentes. O primeiro encontro da regional foi realizado ano passado em São Luís e o tema priorizou a espiritualidade da Pastoral. O próximo está previsto para o próximo ano e a cidade sede será decidida pela coordenação, sabe-se apenas que será no sul do Estado e  Balsas e Imperatriz são as candidatas.


Pascom's do NE 5 reunidas