"Ano de São José" e Primeira Missa do Padre Luis Carlos marcam solenidade da Imaculada Conceição

A Solenidade da Imaculada Conceição nesta terça feira, 08 de dezembro, foi marcada por muitos momentos de fé e devoção no Santuário São José de Ribamar. A Solenidade foi celebrada durante todo dia, com oração e comunhão entre os fiéis.


Tradicionalmente realizada todas as terças feiras, a missa da saúde reuniu público que dentre os pedidos, celebrou a Imaculada com devoção e fé e rendeu grandes homenagens àquela que deu seu "sim" a Deus. Em sua homilia padre Gutemberg Feitosa, vice-Reitor do Santuário enfatizou que, é grande a alegria de celebrar o dia da Imaculada Conceição, na casa do Padroeiro, a liturgia do dia trata da beleza do nascimento de Jesus, onde por meio de Maria o Salvador entrou na história da humanidade e trouxe a salvação. Enfatizou ainda o "Fiat" de Maria, que todos precisam colaborar assim como a mãe do Salvador sermos proativos para fazer acontecer a vontade do Senhor, na nossa vida, na Igreja e no nosso mundo.


Ao final de sua reflexão comunicou que o Papa Francisco anunciou nesta terça-feira (8) a convocação de um Ano dedicado a São José, por ocasião do 150º aniversário da declaração do santo como Padroeiro da Igreja Católica, iniciando neste dia 08 de dezembro de 2020 e finalizando em 08 de dezembro de 2021, invocando sua proteção e fidelidade como cuidador da família de Nazaré para cuidar também da sua igreja, dos seus filhos, especialmente neste tempo de urgência sanitária que enfrentamos. O nosso Santuário recebe está convocação com grande alegria por ter como seu padroeiro o Pai Adotivo do Salvador.


Finalizando a solenidade, foi celebrada na praça do Santuário a primeira missa do neo presbítero padre Luis Carlos Silva de Souza, ordenado no último sábado dia 05 de dezembro, na diocese de Juína Mato Grosso. Padre Luis Carlos, nasceu em 16 de maio de 1987, filho de Carlos Magno Nere de Sousa e Raimunda Nonata Araújo Silva de Sousa, ingressou no seminário menor de São Luis do Maranhão em 2008, finalizando seus estudos Filosofia em 2011 e Teologia em 2015, iniciou sua vida cristã em nosso Santuário, participou de diversos movimentos pastorais e grupos, servindo a igreja e o povo com a grande dedicação.


Em 2018 foi convidado para uma experiência missionária na diocese na qual fora ordenado. Toda comunidade paroquial de São José de Ribamar mobilizou-se para preparar o momento celebrativo e receber como muitos chamaram “Nosso Padre”.


O reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto falou da alegria de poder compartilhar deste momento, agradecendo ao padre Luis Carlos por ter perseverado, que é apenas o início de sua caminhada, padre Claudio indicou ao jovem padre Luís apegar-se sempre em Jesus, o bom pastor no meio do povo.


Em Sua homilia, padre Luis destacou a importância de Maria, e se declarou devoto da família Sagrada a qual guardará em seu coração e se espelhará para seguir sua missão, em seu agradecimento destacou a importância de sua família, do apoio recebido em suas decisões, agradeceu ainda todos os grupos, movimentos e pastorais que participou, pois cada um deles contribuiu para sua formação e vocação sacerdotal. Ao final da celebração pediu a benção de Deus para todos através da Consagração a Nossa Senhora e a benção do Padroeiro São José de Ribamar.


confira, algumas fotos destes momentos feitas pelo nosso agente da Pascom Ribamar Carvalho.