Amanhã (05/09), começa o Festejo de São José de Ribamar

Tema da festa faz referência à devoção dos maranhenses


Em setembro, a cidade santuário de São José de Ribamar, se prepara para o tradicional festejo do santo padroeiro do Maranhão. Em 2014, a festa está programada para ocorrer entre os dias 5 e 14, mantendo a tradição da lua cheia.

Missas, procissões e romarias farão parte da programação
Nesta perspectiva, no dia 10 de agosto, o Santuário realizou o lançamento solene da festa, que tem como tema: “São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão” e lema: “O futuro da humanidade passa pela família” (São João Paulo II). Segundo o reitor e pároco solidário do Santuário, Padre Cláudio Roberto, “o tema expressa o carinho e a devoção do povo maranhense para com São José de Ribamar: padroeiro, pai, amigo e protetor”.

Além disso, faz uma referência à histórica devoção dos maranhenses ao santo. “Nós percebemos esse carinho do povo com o santo. As pessoas, de todos os lugares do estado, têm São José de Ribamar como um pai, acolhedor. E, como o Maranhão não possui um padroeiro, nós propomos que ele seja”,conta o pároco solidário.

Com o lema escolhido, o festejo do padroeiro do Maranhão volta-se à família humana e suas questões sociais e religiosas, que serão abordadas no sínodo de outubro deste ano, uma reunião entre bispos de todo o mundo que abordará os diversos desafios pastorais para a evangelização das famílias. “Através do sínodo, o papa procura as boas experiências realizadas nas dioceses do mundo inteiro para aplicar em toda a igreja”, explica Padre Cláudio Roberto.

Além disso, de acordo com o reitor, a imagem de São José de Ribamar nos traz um conjunto: a esposa, o esposo e o filho; fazendo uma referência direta à Sagrada Família de Nazaré, que na tradição cristã é o modelo de família humana.

Festejo reúne multidão de romeiros todos os anos
Na programação, que será totalmente religiosa, missas, novena, shows religiosos e procissões, dentre outros eventos, movimentarão a cidade santuário. E, no dia 6 de setembro, a grande romaria “Caminho de São José” sai da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao santuário de São José de Ribamar, percorrendo toda a extensão da MA-201.

Para encerrar o festejo, o Santuário promove, também, um grande show religioso com o Pe Aílton César. “A nossa expectativa é evangelizar e passar o recado de Deus, tocar nos corações. Isso é fundamental, pois queremos chegar a um povo missionário e voltado para Deus”, finaliza Pe Cláudio Roberto.