EVANGELHO - JO 8,31-42 - HOMILIA - PE. GUTEMBERG FEITOSA




Ouça a homilia feita por nosso vice-reitor, Pe. Gutemberg Feitosa na Celebração Eucarística das 17h de hoje (09).




Evangelho - Jo 8,31-42


Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,31-42


Naquele tempo:
31 Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado:
'Se permanecerdes na minha palavra,
sereis verdadeiramente meus discípulos,
32 e conhecereis a verdade,
e a verdade vos libertará.'
33 Responderam eles:
'Somos descendentes de Abraão,
e nunca fomos escravos de ninguém.
Como podes dizer:
`Vós vos tornareis livres'?'
34 Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não permanece para sempre numa família,
mas o filho permanece nela para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar,
sereis verdadeiramente livres.
37 Bem sei que sois descendentes de Abraão;
no entanto, procurais matar-me,
porque a minha palavra não é acolhida por vós.
38 Eu falo o que vi junto do Pai;
e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.'
39 Eles responderam então:
'O nosso pai é Abraão.'
Disse-lhes Jesus:
'Se sois filhos de Abraão,
praticai as obras de Abraão!
40 Mas agora, vós procurais matar-me, a mim,
que vos falei a verdade
que ouvi de Deus.
Isto, Abraão não o fez.
41 Vós fazeis as obras do vosso pai.'
Disseram-lhe, então:
'Nós não nascemos do adultério,
temos um só pai: Deus.'
42 Respondeu-lhes Jesus:
'Se Deus fosse vosso Pai,
vós certamente me amaríeis,
porque de Deus é que eu saí, e vim.
Não vim por mim mesmo,
mas foi ele que me enviou.




Palavra da Salvação.