LANÇAMENTO PAROQUIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE E INICIO DA QUARESMA

Na tarde de ontem, dia 13 de fevereiro, às 16h, foi aberta oficialmente em São José de Ribamar, a Campanha da Fraternidade 2013.
A comunidade de Santa Maria recebeu em sua igreja, fieis de várias comunidades da paróquia, católicos de todas as idades foram participar. Quem esteve presente pode ouvir o padre Máxemo falar dentre outros assuntos, da importância das mídias sociais como ferramentas de evangelização e como o jovem pode colaborar com sua interatividade e conhecimento sobre isso. Posteriormente, a comunidade contou com uma explicação do diácono Pedro sobre a quarta -feira de cinzas e qual o tempo litúrgico que ela inicia, a quaresma. Essa foi a principal abordagem do diácono, que explicou a importância desse período para igreja e para os fieis. A tarde ainda contou com momentos de louvor, animados pela comunidade local e pela assembleia que estava bastante empolgada.

Momento de animação na Comunidade Santa Maria
A catequista Flor de Liz e o coordenador do grupo MEJ(Matriz), Jorge Junior, falaram sobre "Fraternidade e Juventude", tema da CF deste ano, que traz como lema, "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8). Ambos, que fizerem o curso arquidiocesano da CF, falaram sobre o assunto, partindo de suas experiências e aprendizados, sempre destacando a importância do jovem no contexto da igreja hoje, e como sua mobilização e engajamento são essenciais para que o evangelho seja disseminado entre as gerações  presentes e futuras, ressaltando o poder dessa atitude na construção de uma sociedade mais fraterna.

Coordenadora Paroquial da Catequese, Flor de Liz, durante explanação
O pe. Gutemberg Feitosa e o grupo de música da comunidade ensaiaram o hino da campanha com os fiéis. Entusiasmados, jovens e demais presentes aprenderam o hino, para mais tarde cantarem na Caminhada da Fraternidade, em direção a Matriz-Santuário, onde foi celebrada a missa de quarta-feira de Cinzas. Os jovens do grupo MEJ (Matriz) encenaram um pouco da realidade vivida pela juventude hoje, adolescentes que tem a vida cheia de cicatrizes, marcas da violência, dos vícios que o mundo impõe e de outros contextos que tornam os jovens reféns do medo de enfrentar a verdade, sem amortecedores e entorpecentes.

Apresentação dos grupo de jovens MEJ
Vale relembrar que a tarde foi muito agradável, e nem mesmo a chuva que ameaçou cair durante a caminhada conseguiu afastar os fiéis, todos caminharam louvando e orando, com paradas específicas durante o percurso. Quem acompanhou pode apreciar explicações sobre  os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, sobre o texto base da CF 2013 e outros textos motivadores para toda sociedade, especialmente para juventude. A Caminhada foi recepcionada á frente da Matriz-Santuário pelos jovens da comunidade São Benedito. Eles apresentaram uma coreografia que mostrou a maldade, como manipuladora, os jovens como vítimas ludibriadas pelo mal e Maria como intercessora e mãe, esta que se mostra escudo protetor de seus filhos.

Caminhada da Fraternidade pelas ruas da Paróquia-Santuário
Na chegada da Caminhada da Fraternidade foi celebrada a santa missa, presidida pelo padre Cláudio Roberto, concelebrada pelo padre Gutemberg Feitosa e acompanhada também pelo diácono Pedro de Jesus. A Matriz-Santuário foi preenchida por representantes de várias comunidades e grupos. A comunidade do Caúra, Santa Maria, São Benedito, Matriz, Nossa Senhora das Graças e os grupos de jovens MEJ (Matriz), o JUSB do São Benedito, Movimento Juventude Marial Vicentino e ainda a Catequese Paroquial, o Apostolado da Oração, o Grupo Boa Nova da RCC, a Legião de Maria, entre outros, marcaram presença na celebração e na abertura da Campanha da Fraternidade 2013. Após a celebração, muitos se aproximaram dos ícones da Jornada, a cruz e o ícone de Maria, pois, queriam uma foto para registrar o dia. 

Confira mais registros desse dia especial:

Coordenador do MEJ da Matriz-Santuário, Jorge Júnior, durante explanação
Jovens do MEJ durante apresentação
Equipe de Animação
Caminhada da Fraternidade 2013
Jovens do JUSB posam para foto
Jovens do Marial Vicentino posam para foto
Casal Domingos e Domingas, que acompanham o grupo de jovens Lírio São José, carregam a Cruz
Pe. Cláudio Roberto abençoa as cinzas
Diác. Pedro de Jesus impondo as cinzas sobre fiel
Oração Eucarística
Juventude durante a santa missa
Foto com a juventude paroquial
Por Cristo, com Cristo e em Cristo...
Cartaz da CF, em frente ao ambão