Novenário de São José de Ribamar - MA - 2012


Caríssimos irmãos (ãs), estimados (as) devotos (a) de São José de Ribamar, é com imensa alegria que anunciamos para o mês de março, de 10 a 19, de cada ano, a começar do ano em curso, o novenário completo de São José de Ribamar. A grande festa continuará sendo sempre na primeira lua cheia de setembro.
Neste sentido, teremos duas novenas anuais, duas grandes oportunidades, uma em março e outra em setembro, para adorarmos a Deus e reverenciarmos o santo.
Em março, o novenário deseja ser uma festa mais paroquial, contando ela também com a participação daqueles devotos que vem de longe suplicar a intercessão do nosso santo padroeiro. As missas e novenas serão igualmente orantes, mas só teremos animações no largo do santuário nos últimos dias, de 16 a 19.
O tema do novenário de março deste ano será: “São José, o justo e obediente, patriarca da Sagrada Família”, e o lema: “Levanta-te, toma o menino e sua Mãe e vai!” (cf. Mt 1,13).
Com este tema e lema, queremos primeiramente destacar que São José era homem santo, totalmente devotado à escuta e à prática da Palavra de Deus, foi ele um pai de família dedicado e carinhoso, esposo fiel. Em segundo lugar, queremos enfatizar a sua prontidão e disponibilidade para ir lá onde Deus o enviava: Belém da Judéia (onde nasceu Jesus), Egito (para livrar o menino da perseguição de Herodes), Nazaré da Galiléia (onde cresceu Jesus), Jerusalém (quando Jesus tinha doze anos). Quando Deus enviava o seu anjo para, em sonho pedir a José que partisse, ele estava sempre pronto a acolher o convite de Deus. Essa disponibilidade e essa prontidão de São José devem nos ensinar a ser mais disponíveis para o engajamento e para a missão. Devemos estar sempre prontos e disponíveis para partir em missão, para evangelizar, para anunciar o Reino de Deus com a vida e com as palavras.
Para o bom êxito do nosso novenário (de 10 a 19 de março), contamos com a sua participação efetiva, com suas orações e com as suas doações.
Deus os abençoe e os guarde!
Pe. Cláudio Roberto S. Cruz
Reitor do Santuário de São José de Ribamar